40% dos brasileiros pretendem comprar imóvel em dois anos, diz pesquisa | Exame

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40% dos brasileiros pretendem comprar imóvel em dois anos, diz pesquisa
40% dos brasileiros pretendem comprar imóvel em dois anos, diz pesquisa
Varanda está entre os itens destacados como imprescindíveis pelos interessados em comprar um imóvel
Varanda está entre os itens destacados como imprescindíveis pelos interessados em comprar um imóvel

Varanda em apartamento: um dos itens destacados como imprescindíveis pelos interessados em comprar um imóvel (Airbnb/Divulgação)

Um levantamento inédito da Brain Consultoria Estratégica, divulgado nesta sexta-feira (4), revela um aumento significativo na intenção de compra de imóveis no Brasil. Com base em entrevistas com 689 consumidores, a pesquisa aponta que a intenção de compra nos próximos dois anos subiu de 20%, em abril, para 40% em agosto.

A crise também mudou a relação entre imóveis lançados e vendidos, e que caminhava até o início da pandemia, em março, de forma equilibrada. No primeiro semestre deste ano, o número de vendas (71.109) foi 89,1% superior ao número de lançamentos (37.596) em todo o país. “Isso mostra que a pandemia impactou muito mais lançamentos do que vendas”, diz Fábio Tadeu Araújo, sócio-diretor da Brain.

Lançamentos previstos

O estudo aponta ainda uma concentração maior de lançamentos horizontais no segundo semestre em relação ao primeiro. Até o momento, foram feitos 192 lançamentos, e a previsão é que outros 272 aconteçam em todo o país entre agosto e dezembro.

Sócio-consultor da Brain, Marcelo Gonçalves diz que em algumas regiões o impacto em termos de postergações e desistências foi maior. “Na Grande Goiânia, por exemplo, não tivemos nenhum lançamento no segundo trimestre deste ano”, diz ele. Já na cidade de São Paulo foram lançadas, de janeiro a julho, 12.200 unidades. Ainda assim, a expectativa é fechar o ano entre 40.000 e 45.000 unidades, um número abaixo de 2019, quando foram lançadas 65.000 unidades. “Não estamos sonhando em ter um ano igual, mas a nossa expectativa é de algo em torno de 6.000 a 8.000 novas unidades por mês”, diz Celso Petrucci, economista-chefe do Sindicato da Habitação (Secovi-SP).

Varandas ganham múltipla função

Para 15% dos consumidores entrevistados, o isolamento causado pela pandemia interferiu na escolha do imóvel. O índice é maior entre pessoas com renda familiar entre R$ 7.875 e R$ 13.492 (26%) e a partir de R$ 13.592 (40%). “Quanto maior a renda, maiores são as chances de escolha”, justifica Araújo. Em geral, diz ele, as pessoas pretendem se mudar para uma cobertura; para uma casa maior, porém mais afastada; ou então para outro tipo de imóvel. “A mudança de comportamento envolve vários fatores, mas todos eles estão relacionados à busca por bem-estar”, explica Araújo.

Entre os itens destacados como imprescindíveis estão varanda, portaria remota e espaço para higienização de produtos e recebimento de mercadorias. Cômodos exclusivos para home office e coworking no empreendimento foram os itens de menos apresentaram relevância na tomada de decisão, segundo a pesquisa. “A maioria quer flexibilidade no uso do home office. Por isso, acreditamos que as varandas ganharão múltiplas funções”, diz Araújo.

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Fonte: exame.com/mercado-imobiliario/40-dos-brasileiros-pretendem-comprar-imovel-em-dois-anos-diz-pesquisa

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