Assistentes sociais recebem homenagem por trabalho durante a pandemia – Agência Brasília

0
35
Assistentes sociais recebem homenagem por trabalho durante a pandemia – Agência Brasília
Assistentes sociais recebem homenagem por trabalho durante a pandemia – Agência Brasília

A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social foi homenageada, nesta quarta-feira (12), pelo trabalho realizado com as famílias em risco social neste período de pandemia da covid-19. O projeto Cartas Solidárias, uma parceria da Universidade de Brasília (UnB) com o Conselho Regional de Serviço Social do DF (Cress/DF), destacou o serviço prestado pela coordenadora de Proteção Social Básica da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Nathália Eliza de Freitas.

imagem13-05-2021-01-05-42
imagem13-05-2021-01-05-42
Assistentes sociais foram homenageadas em carta de agradecimento por prestar serviços aos mais necessitados em plena pandemia | Foto: Sedes/Divulgação

“É uma honra participar dessa campanha tão simbólica para os profissionais que trabalham tanto na pandemia”, disse a servidora pública. Ela foi escolhida para representar o trabalho de todos os assistentes sociais da Sedes e recebeu uma carta de agradecimento escrita por uma cidadã do Distrito Federal identificada como Anita Souza.

“Eu e minha família somos gratos por cada um de vocês que lutam todos os dias para fazer o seu melhor, faça chuva ou faça sol!” Anita Souza, autora da carta de agradecimento às assistentes sociais

“Vocês se colocaram e se colocam em risco para prestar um serviço em prol daqueles que mais precisam, aqueles em situação de vulnerabilidade, e isso com certeza é motivo de elogios”, diz o texto. “Gostaria que essa carta lhe trouxesse um pouco de alegria ao ver que seu trabalho não passa despercebido. Eu e minha família somos gratos por cada um de vocês que lutam todos os dias para fazer o seu melhor, faça chuva ou faça sol!”, completa Anita Souza. A iniciativa já homenageou profissionais das áreas de medicina, enfermagem e de outras profissões que estão na linha de frente do combate à pandemia.

Suporte às famílias

A assistente social Flávia Aparecida Squinca, da Coordenação de Articulação de Redes para Prevenção e Promoção da Saúde (CoRedes) da UnB, ressaltou o papel dos profissionais da assistência social para o enfrentamento da pandemia. “Todo mundo trabalhou muito. Quem atua em plantão em unidades trabalhou muito, e quem está em home office também precisa atuar com grande intensidade”, afirmou. “A gente entende que o Serviço Social é muito importante para dar suporte às famílias durante a pandemia, pois há muitas pessoas em período de reabilitação e muitas também com perda de renda”, explicou a presidente do Cress/DF, Karina Aparecida Figueiredo.

Dia do Assistente Social

No próximo sábado, 15 de maio, é comemorado o Dia do Assistente Social, o profissional que colabora com a promoção do bem-estar social e garantia de direitos. Para celebrar a data, a Sedes vem realizando várias atividades ao longo desta semana, como o podcast realizado nesta quarta-feira (12). O programa contou com a mediação do jornalista Ádamo Dan, e a presença das assistentes sociais Catiane Farias, Kamylla Rodrigues e Marina Melo.

Durante o bate-papo, além da abordagem sobre o cotidiano e as perspectivas para a profissão, foram debatidas as dificuldades e orientações para as equipes das unidades socioassistenciais durante o atendimento com o cidadão.

Outras ações virtuais estão previstas para celebrar o Dia do Assistente Social. Na sexta-feira (14), haverá uma live com representantes do Conselho Regional de Serviço Social, com o tema “A importância do assistente social”, a partir das 10h, pelo Instagram da entidade.

Leia também

imagem13-05-2021-01-05-45
imagem13-05-2021-01-05-45

GDF apresenta ao governo federal espaço para indígenas venezuelanos

Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasília
Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasília

Saiba como é o trabalho de acolhimento às pessoas em situação de rua

A capacitação é voltada para todos os assistentes sociais do Distrito Federal, em especial, os servidores da Sedes e de entidades da sociedade civil, para qualificar o trabalho desses profissionais com o aumento da demanda por serviços e benefícios sociais em meio à pandemia da covid-19.

Fruto de parceria entre a Sedes e o Conselho Regional de Serviço Social, o curso será realizado nos dias 14, 21 e 28 deste mês e em 4 e 11 de junho, das 8h às 11h30.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: agenciabrasilia.df.gov.br/2021/05/12/assistentes-sociais-do-recebem-homenagem-por-trabalho-durante-a-pandemi

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here