
A deputada federal Carla Zambelli criticou, nesta quarta-feira (03), a possibilidade avaliada pelo governador de São Paulo, João Dória, de colocar todas as cidades do estado na fase vermelha do Plano SP, a mais restritiva.
De acordo com a parlamentar, o “desgovernador está brincando com a vida das pessoas e vai quebrar todo o estado de São Paulo”, caso essa seja a nova decisão do governo paulista.
Ao classificar Dória como “incompetente, péssimo “gestor” e perverso”, Zambelli questiona: “em que mundo esse homem vive?”
A deputada lembra que João Dória, nesta pandemia, “já aumentou impostos – inclusive para as pessoas com deficiência -, diminuiu verbas para hospitais, aumentou as despesas com propaganda, destruiu a economia do estado mais rico do país e continua destruindo empregos e vidas com medidas autoritárias e sem o mínimo respaldo na ciência que ele tanto evoca”.
CRM do DF contra o lockdown
Na última segunda-feira (1º), o Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal posicionou-se contra o lockdown. Em nota, o CRMDF pontuou que “tal medida já se mostrou ineficaz, atentatória contra direitos fundamentais da Carta Magna e condenada até mesmo pela própria Organização Mundial da Saúde, nas palavras do Dr. David Nabarro: ‘o lockdown não salva vidas e faz os pobres muito pobres’”.
Fechamento de lojas em 2020 é resultado do “ver a economia depois”
Conforme mostrou o site G1 em matéria publicada na última segunda-feira (1º), “o Brasil perdeu 75,2 mil lojas em 2020, segundo levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O número é o saldo entre abertura e fechamento de estabelecimentos com vínculos empregatícios do comércio varejista brasileiro”.
Segundo os dados, o estado de São Paulo foi o que mais sofreu, com o fechamento de 20,3 mil estabelecimentos.
Para Carla Zambelli, “alguns governadores e prefeitos estão impondo a miséria à nossa população”.