Delmasso promove plantio de mudas no Parque do Lago Norte – Rodrigo Delmasso

0
33
Delmasso promove plantio de mudas no Parque do Lago Norte – Rodrigo Delmasso
Delmasso promove plantio de mudas no Parque do Lago Norte – Rodrigo Delmasso

2111106SA 22
2111106SA 22

Em parceria, a vice-presidência da CLDF plantou 500 mudas de árvores nativas do cerrado.

Nesta manhã, o deputado Delmasso (Republicanos), que é vice-presidente da Câmara Legislativa e atualmente está como Presidente em exercício junto com Brasília Ambiental (Ibram), Novacap e administrações regionais do Lago Norte e Varjão, plantaram 500 árvores nativas do cerrado no Parque Ecológico do Lago Norte – Módulo I.

O mutirão foi organizado pelo Comitê de Voluntariado Ambiental da Câmara Legislativa e foram plantadas mudas de angico, urucum, ipês e outras espécies. No evento, foi destacada a importância da articulação entre Estado e sociedade na conservação dos parques ecológicos.

A proposta é incentivar os moradores a plantarem e gerar uma consciência de cuidado com o meio ambiente, além de que o plantio ajuda a evitar grilagem de terra e degradação do espaço.

A ação de plantio já tem dois outros parques confirmados e mutirões como o de hoje irá acontecer no Parque Bernardo Sayão, no Lago Sul, em fevereiro; e no Três Meninas, em Samambaia, em março. O presidente em exercício da CLDF, deputado Delmasso (Republicanos), plantou uma outra variedade do cerrado, jacarandá. O distrital ressaltou ser importante “sair das quatro paredes e mostrar que queremos fazer entregas diretas para a população”. Delmasso plantou uma muda de jacarandá.

O presidente interino do Ibram, Cláudio Trinchão, considerou a iniciativa do voluntariado, envolvendo órgãos públicos e comunidade, “uma revolução na gestão das unidades de conservação”: “É importante trabalhar de forma integrada, pois os parques pertencem a toda a população do DF”. 

 “A gente vive num mundo em que os governos estão assoberbados. Os voluntariados são espaços de participação social importantes, em que os cidadãos podem contribuir”, apontou Rejane Pieratti, superintendente de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água (Sucon) do Brasília Ambiental.

A ideia de ajudar a plantar árvores no Parque do Lago Norte agradou à menina Rafaela Alves, 9 anos, moradora do Varjão. Levada pela tia Joana Alves ao mutirão, a criança disse estar feliz por poder plantar, pela primeira vez, uma árvore. A tia, apreciadora de plantas, escolheu a muda: tarumã do cerrado. “Eu procuro estimular, em casa, o cultivo de plantas”, contou Joana.

À frente da Administração do Lago Norte, Marcelo Ferreira elogiou a ação de reflorestamento do comitê de voluntários da CLDF, destacando que a região administrativa abriga 120 nascentes. Já o administrador do Varjão, Lúcio Rogério, classificou o mutirão no Parque do Lago Norte como “fantástico” e ressaltou que a área é “um cinturão verde que favorece todo o DF”.

VoluntariadoCriado em 12 de novembro de 2020, o Comitê de Voluntariado Ambiental da Câmara Legislativa trabalha por meio do engajamento voluntário de servidores da Casa e de outros membros da sociedade civil. O programa visa a promover medidas para recuperar áreas degradadas, com a sua revegetação com espécies nativas e exóticas, conforme definições técnicas dos órgãos competentes; estimular o plantio de árvores nativas, além de realizar debates e palestras voltados para a educação ambiental. A atuação do voluntariado envolve, ainda, parcerias com entidades públicas e privadas.

Com informações do Núcleo de Jornalismo da CLDF

Fonte: rodrigodelmasso.com.br/2021/01/15/delmasso-promove-plantio-de-mudas-no-parque-do-lago-norte

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here