DF vacina os primeiros profissionais de saúde contra a Covid-19 – Secretaria de Saúde do Distrito Federal

0
62
DF vacina os primeiros profissionais de saúde contra a Covid 19 – Secretaria de Saúde do Distrito Federal
DF vacina os primeiros profissionais de saúde contra a Covid 19 – Secretaria de Saúde do Distrito Federal
imagem20-01-2021-08-01-01
imagem20-01-2021-08-01-01

Vacinação na capital federal começou nesta terça-feira (19) no Hospital Regional da Asa Norte

 

JOHNNY BRAGA, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF

 

imagem20-01-2021-08-01-02
imagem20-01-2021-08-01-02

Quatro profissionais de saúde, uma auxiliar de limpeza e um vigilante que atuam no Hran foram os primeiros vacinados – Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF

A Secretaria de Saúde vacinou contra a Covid-19, na manhã desta terça-feira (19), os primeiros profissionais que estão na linha de frente no enfrentamento da pandemia. Seis profissionais que atuam no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) participaram da abertura da campanha de vacinação no DF com a presença do governador, Ibaneis Rocha, do secretário de Saúde, Osnei Okumoto e de outras autoridades do GDF.

 

A enfermeira Lídia Rodrigues, que atua no Hran, foi a primeira a ser imunizada. “É um momento de esperança, de que tudo vai se normalizar, logo tudo vai voltar ao normal que é trabalhar e dedicar nossa vida para salvar pessoas. Essa vacina vai ajudar a todos que precisam e ajudar a nós, profissionais de saúde, a superar tudo isso”, declarou.

 

imagem20-01-2021-08-01-04
imagem20-01-2021-08-01-04

Ao lado do governador Ibaneis Rocha e do secretário de Saúde, Osnei Okumoto, Lídia Rodrigues foi a primeira vacinada contra a Covid no DF – Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF

Em seguida, a técnica de enfermagem Karina de Jesus Silva, a fisioterapeuta Ana Paula Barbosa, a médica Juliana Bento da Cunha, a auxiliar de limpeza Narcisa Trajano de Araújo e o vigilante Pedro Teodoro foram os primeiros a ser imunizados com a vacina CoronaVac produzida pela farmacêutica Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan, em São Paulo. O governador do DF destacou a importância desse momento.

 

“Estamos esperançosos que 2021 será um ano bem melhor para nós todos”, afirmou o governador Ibaneis Rocha, durante a solenidade de vacinação no Hran. O chefe do Executivo local destacou o trabalho dos profissionais que estão na linha de frente no combate à pandemia de Covid-19. “Eu acompanhei o trabalho desses profissionais que dedicam suas vidas para tratar de uma doença totalmente desconhecida. Com o trabalho deles conseguimos superar o ano de 2020 e dizer que nenhum paciente com coronavírus no DF tenha deixado de ser atendido”.

 

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, explicou como ocorrerá a vacinação nos hospitais. “Os profissionais que estão no front serão vacinados no ambiente de trabalho, nas UTIs, prontos-socorros e nos andares de internação. Estamos vacinando quem está na linha de frente no combate à pandemia, do médico ao profissional de limpeza, ou seja, todos aqueles que lidam diariamente com os pacientes que precisam de atendimento na rede de saúde”, destacou.

 

O secretário disse ainda que “as pessoas podem ficar tranquilas pois haverá vacinas para todos e divulgaremos antecipadamente as próximas fases da vacinação”.

 

Imunização no DF

 

Além do Hran, a vacinação no Distrito Federal ocorrerá em outros 14 hospitais públicos. Foram recebidas 106.160 doses vacina que irão imunizar 53.080 pessoas em duas doses administradas no intervalo de 14 dias.

 

imagem20-01-2021-08-01-06
imagem20-01-2021-08-01-06

 

O público-alvo da primeira fase são os profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate à pandemia. São médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas que atuam nas UTIs, profissionais administrativos que fazem a ficha de atendimento dos pacientes, vigilantes, profissionais de limpeza que trabalham em hospitais e UBSs, servidores do Samu, bombeiros que atendem no pré-hospitalar, profissionais da atenção primária que recebem pacientes com sintomas respiratórios, idosos acima de 60 anos e deficientes que vivem em instituições de acolhimento ou asilos e seus cuidadores, além da população indígena.

 

imagem20-01-2021-08-01-08
imagem20-01-2021-08-01-08

Vacinas contra a Covid-19 chegaram no DF na última segunda-feira (18) – Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

Os 15 pontos de vacinação receberão os profissionais de saúde, das redes pública e privada, que integram as listas elaboradas pelas unidades onde trabalham. A escolha do local de vacinação é facultativa a esses profissionais. Já os demais membros do grupo da primeira fase receberão as doses nas instituições e nas aldeias indígenas.

 

A vacinação para os demais integrantes dos públicos-alvo previstos no Plano Operacional de Vacinação Contra a Covid-19 no DF começará assim que a Secretaria de Saúde receber mais doses da vacina. A pasta divulgará amplamente a informação nos veículos de comunicação.

 

Veja mais fotos do início da vacinação no DF:

 

DF vacina os primeiros profissionais de saúde contra a Covid 19
DF vacina os primeiros profissionais de saúde contra a Covid 19

Fonte: saude.df.gov.br/df-vacina-os-primeiros-profissionais-de-saude-contra-a-covid-19

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here