Entenda quando a grama pode ser podada – Agência Brasília

0
36
Entenda quando a grama pode ser podada – Agência Brasília
Entenda quando a grama pode ser podada – Agência Brasília

imagem15-01-2021-18-01-48
imagem15-01-2021-18-01-48
No Distrito Federal, há três tipos de grama: Batatais, Esmeralda e São Carlos. Para cada uma há uma técnica de corte | Foto: Paulo H Carvalho / Agência Brasília

Nesta época do ano, é comum passar pelos canteiros da capital e ter a falsa impressão que a grama está alta, mas não é bem assim. Os pendões, que vemos no gramado, são as inflorescências da espécie – responsáveis pela multiplicação e perpetuação da planta. No Distrito Federal, há três tipos de grama: Batatais, Esmeralda e São Carlos. Para cada uma há uma técnica de corte.

O engenheiro agrônomo da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Saulo Costa, explica que o gramado está na altura correta para as estações de Verão e Primavera. “Fazemos dois cortes neste período, no início e no final do mês. O intervalo de uma ação para outra é de 15 a 20 dias”, comenta.

imagem15-01-2021-18-01-51
imagem15-01-2021-18-01-51
O engenheiro agrônomo da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Saulo Costa, explica que o gramado está na altura correta para as estações de Verão e Primavera | Foto: Paulo H Carvalho / Agência Brasília

“A poda da Batatais – grama predominante no DF – , é entre sete e dez centímetros. A Esmeralda, mantemos um corte de três a cinco centímetros. Já no caso da São Carlos, em algumas regiões conhecidas como Curitibana e comum em áreas mais sombreadas, é um meio termo entre a Batatais e a Esmeralda”, informa Saulo Costa.

A população também pode ajudar na conservação das áreas verdes de Brasília. O engenheiro agrônomo alerta para o uso desses espaços como estacionamento de veículos. “O problema maior não é o carro passar por cima da grama, mas sim ficar parado com frequência naquele local. Além de se multiplicar por sementes, o gramado também se perpetua por parte vegetativa. Caminhar também não é adequado. Essas ações vão compactar o solo e atrapalhar o procedimento”, adverte.

Manutenção

O diretor da Novacap, Raimundo Silva, afirma que a manutenção das áreas verdes de Brasília é diferenciada das outras cidades do Brasil. “A arborização dos canteiros ornamentais já virou cartão-postal”, destaca. “Em outras épocas, a grama é podada a cada 30 dias durante o período chuvoso e, quando chega a época da seca na qual o crescimento para, é a cada três meses”, explica.

No ano passado, a Novacap acumulou 11 mil metros quadrados de área verde revitalizada e milhares de mudas plantadas em 574 canteiros ornamentais. Todo este trabalho de zeladoria, feito pela Diretoria de Urbanização da empresa, tem como objetivo embelezar a cidade e também preservar a flora nativa.

Galeria de Fotos

Entenda quando a grama pode ser podada
Entenda quando a grama pode ser podada

Fonte: agenciabrasilia.df.gov.br/2021/01/15/entenda-quando-a-grama-pode-ser-podada

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here