Primeiro ato de Lira na presidência é anular eleições para a Mesa Diretora | Exame

0
42
Primeiro ato de Lira na presidência é anular eleições para a Mesa Diretora
Primeiro ato de Lira na presidência é anular eleições para a Mesa Diretora
Ordem do dia para discussão e votação de diversos projetos. Dep. Arthur Lira (PP AL)
Ordem do dia para discussão e votação de diversos projetos. Dep. Arthur Lira (PP AL)

Ordem do dia para discussão e votação de diversos projetos. Dep. Arthur Lira (PP-AL) (Luis Macedo/Agência Câmara)

Como primeiro ato após ser eleito presidente da Câmara dos Deputados, o deputado Arthur Lira (PP-AL) indeferiu o registro do bloco de seu adversário, Baleia Rossi (MDB-SP). Dessa forma, ele retirou da Mesa Diretora da Casa os cargos de partidos que apoiaram o seu rival na eleição, como o PT, PSDB e Rede.

O argumento de Lira é de que o bloco foi constituído com atraso. O MDB pediu o registro do agrupamento partidário às 13h35 desta segunda-feira, depois do prazo das 12h. Rodrigo Maia (DEM-RJ), então presidente, aceitou a formação do bloco com atraso, o que gerou protestos dos aliados de Lira ao longo do dia.

O PSB, que havia cedido um cargo para a Rede na Mesa Diretora, é um dos partidos que estuda entrar no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ato de Lira.

Com a decisão de Lira, a eleição dos cargos da Mesa Diretora foi cancelada e os registros de candidatura foram invalidados. Uma nova eleição foi marcada para esta terça-feira às 16h. O bloco de Baleia Rossi não terá direito a assentos na Mesa.

No acordo firmado hoje, o PL poderia indicar o candidato a primeiro vice-presidente, o PSD, o segundo vice-presidente, o PT, o primeiro-secretário, o PSDB, segundo secretário, o PSL, o terceiro-secretário, e PSB e Rede, o quarto-secretário.

Agora, a Secretaria-Geral da Mesa (SGM) irá calcular novamente quem terá direito aos cargos, subtraindo os adversários de Arthur Lira do processo.

Veja também

Fonte: exame.com/brasil/primeiro-ato-de-lira-e-anular-eleicoes-para-a-mesa-diretora-na-camara

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here