Secretário acompanha treinamento da equipe que vai manusear PET-CT – Secretaria de Saúde do Distrito Federal

0
35
Secretário acompanha treinamento da equipe que vai manusear PET CT – Secretaria de Saúde do Distrito Federal
Secretário acompanha treinamento da equipe que vai manusear PET CT – Secretaria de Saúde do Distrito Federal

Capacitação de técnicos é uma das últimas etapas para inaugurar o equipamento, o que deve acontecer em outubro

 

DA AGÊNCIA SAÚDE-DF*

 

O secretário de Saúde do Distrito Federal, general Manoel Pafiadache, acompanhou nesta sexta-feira (10), o treinamento dos 20 profissionais que vão manusear o equipamento de tomografia PET-CT, que está parado no Hospital de Base (HB) desde 2013, quando foi adquirido por US$ 1 milhão. A capacitação dos técnicos é uma das últimas fases para que o equipamento, usado para produzir exames de imagens de alta resolução, possa entrar em operação, o que deve ocorrer em outubro, segundo o titular da pasta.

 

imagem11-09-2021-07-09-50
imagem11-09-2021-07-09-50

Sala onde o PET-CT foi instalado no Hospital de Base – Foto: Davidyson Damasceno/Iges-DF

Antes mesmo de entrar em funcionamento, o equipamento já entrou para a história do Hospital de Base, que no próximo dia 12 completa 61 anos. O maquinário foi adquirido sem que o HB estivesse preparado para recebê-lo. O equipamento, pesando cinco toneladas, ficou armazenado durante oito anos em 21 caixas de três metros de cumprimento, espalhadas pelos corredores do hospital.

 

Para instalar e colocar o equipamento em funcionamento, em 30 de outubro de 2019, a 5ª Vara da Fazenda Pública homologou acordo assinado entre o Governo do Distrito Federal e a empresa GE Healthcare, fornecedora do aparelho. Pelo acordo, a empresa arcaria com os custos da obras no Núcleo de Medicina Nuclear do Hospital de Base, onde o equipamento seria instalado. Em abril de 2020, as obras foram concluídas e o aparelho foi transferido para o novo espaço.

 

O general Pafiadache acompanhou de perto essa luta. Entre 2018 e 2019, ele foi diretor administrativo do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges-DF), que administra o Hospital de Base. “Hoje estou vendo a conclusão de um trabalho que começou em 2018, quando cheguei ao hospital”, recorda. “Esse material estava guardado esperando soluções jurídicas e de instalação. Tivemos um trabalho muito grande. Reuniões com a empresa fornecedora do equipamento e, depois de muita articulação também com o Ministério Público, percebemos que poderíamos avançar. Hoje estamos vendo o equipamento instalado, sendo calibrado e as equipes já treinando”.

 

imagem11-09-2021-07-09-53
imagem11-09-2021-07-09-53

O general Pafiadache visitou a sala onde foi instalado o PET-CT do Hospital de Base – Foto: Davidyson Damasceno/Iges-DF

Pafiadache esteve no Núcleo de Medicina Nuclear acompanhado pela vice-presidente do Iges-DF, Mariela Souza de Jesus. Ela destacou que o PET/CT será de grande utilidade para o tratamento de pacientes com doenças cardíacas, neurológicas e, especialmente, com câncer. “O Hospital de Base é referência em oncologia e esse equipamento de última geração vai diagnosticar o câncer, possibilitando uma avaliação mais precisa da doença e um tratamento mais direcionado e eficaz”, disse.

 

Mariela lembrou que, antes do treinamento de equipe técnica, que começou no dia 26 de agosto, o Iges-DF conseguiu uma importante vitória: em julho deste ano, o Hospital de Base foi autorizado a colocar o PET-CT em funcionamento pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), que disciplina e fiscaliza o uso de produtos e equipamentos radioativos em solo brasileiro.

 

*Com informações do Iges-DF

Fonte: saude.df.gov.br/secretario-acompanha-treinamento-da-equipe-que-vai-manusear-pet-ct

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here