UBS 12 de Planaltina está funcionando no Instituto Federal de Brasília – Secretaria de Saúde do Distrito Federal

0
23
UBS 12 de Planaltina está funcionando no Instituto Federal de Brasília – Secretaria de Saúde do Distrito Federal
UBS 12 de Planaltina está funcionando no Instituto Federal de Brasília – Secretaria de Saúde do Distrito Federal
imagem29-01-2021-14-01-57
imagem29-01-2021-14-01-57

Unidade está atendendo provisoriamente no IFB até que um novo contrato de aluguel seja assinado

 

JURANA LOPES, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF

 

imagem29-01-2021-14-01-57
imagem29-01-2021-14-01-57

Mudança foi necessária para garantir o atendimento à população – Foto: Divulgação

A Unidade Básica de Saúde 12 de Planaltina, mais conhecida como Bica do DER, está funcionando temporariamente em um espaço cedido no Instituto Federal de Brasília. Todos os serviços e atendimentos continuam sendo realizados pela equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF). A mudança foi feita para atender exigências da Vigilância Sanitária no período de pandemia.

 

A UBS 12 de Planaltina estava funcionando no endereço DF 128, Conjunto A, lote 13, Bloco A (condomínio Samauma, Planaltina) até dia 15 de janeiro de 2021. No entanto, em virtude de a Vigilância Sanitária ter feito alterações em seus normativos para adaptação às medidas de proteção contra a Covid-19, o espaço foi considerado inapropriado para funcionamento da UBS.

 

A diretora de Atenção Primária à Saúde da Região Norte, Renata Mercês, explica que “como era um espaço alugado e bem pequeno, não tínhamos como adequá-lo para a pandemia; só se mudássemos a estrutura, o que não é permitido, pelo fato de o lugar não ser nosso”.

 

imagem29-01-2021-14-01-59
imagem29-01-2021-14-01-59

Espaço foi cedido pelo IFB – Foto: Divulgação

Segundo ela, como o contrato venceu no último dia 16, a Secretaria de Saúde precisou desocupar o imóvel para que não gerasse despesa indenizatória. Com o objetivo de manter a UBS em pleno funcionamento e garantir a oferta do serviço de saúde, foi montado um plano de contingência até que um novo aluguel seja celebrado. Mercês informou, também, que existe um processo em andamento de doação de um terreno para construção do UBS definitiva.

 

A equipe foi realocada em um espaço cedido pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), provisoriamente, até a celebração do novo contrato. O local será utilizado futuramente pela equipe como ponto de apoio, considerando que há uma comunidade rural (assentamento) vulnerável ao redor do instituto.

 

“Os moradores que são atendidos pela UBS 12 de Planaltina deverão procurar a equipe no IFB, pois a unidade está funcionando normalmente no local até que ocorra a celebração do novo aluguel. Estamos cientes sobre a distância, mas, infelizmente, foi o plano de contingência possível de ser acionado. O objetivo é sempre manter o acesso ao serviço de saúde para comunidade. Além disso, o IFB está dentro da área de abrangência da UBS 12”, explica.

 

imagem29-01-2021-14-01-01
imagem29-01-2021-14-01-01

Saúde está providenciando a instalação da unidade para outro local – Foto: Divulgação

A UBS possui uma equipe de Estratégia Saúde da Família e é responsável por atender cerca de 3,8 mil usuários. A superintendência da Região Norte solicitou a inclusão de uma linha de ônibus direta para o IFB, com o intuito de facilitar o acesso da população à UBS, até que o novo contrato de aluguel seja celebrado.

 

O novo imóvel pleiteado para aluguel é próximo ao antigo local de funcionamento da UBS 12. Sendo assim, segundo a Secretaria de Saúde, a UBS não retornará para o antigo local, mas para um imóvel bem próximo.

Fonte: saude.df.gov.br/ubs-12-de-planaltina-esta-funcionando-no-instituto-federal-de-brasilia

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here