UBS 3 do Riacho Fundo II coloca DIU de cobre em pacientes da região – Secretaria de Saúde do Distrito Federal

0
93
UBS 3 do Riacho Fundo II coloca DIU de cobre em pacientes da região – Secretaria de Saúde do Distrito Federal
UBS 3 do Riacho Fundo II coloca DIU de cobre em pacientes da região – Secretaria de Saúde do Distrito Federal

Serviço deve ser agendado na unidade pelas interessadas

 

LEANDRO CIPRIANO, DA AGÊNCIA SAÚDE

 

O receio de ter uma gravidez não planejada ao parar com o anticoncepcional já não é mais um problema para Joseana dos Santos Lima. Ela foi uma das 17 mulheres atendidas, nesta terça-feira (25), na Unidade Básica de Saúde (UBS) 3 do Riacho Fundo II, para colocar o Dispositivo Intrauterino (DIU) de cobre. O serviço foi oferecido às pacientes da região administrativa que agendaram o atendimento no local.

 

imagem27-08-2020-11-08-29
imagem27-08-2020-11-08-29

Dispositivo intrauterino é disponibilizado na rede pública de saúde –  Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

“Já faz muito tempo que tomo o anticoncepcional e queria passar um tempo sem usar, porque é uma bomba de hormônios. E como quase morri na minha última gravidez, eu queria utilizar o DIU. Por isso, agendei uma consulta”, disse Joseana, pouco depois de ter o contraceptivo implantado na própria UBS.

 

Todo o procedimento dura de sete a 15 minutos, entre a implantação e uma conversa posterior para serem repassadas informações importantes. Por exemplo, que o contraceptivo pode ficar na mulher por até dez anos, podendo ser tirado antes, caso a paciente queira.

 

A iniciativa foi realizada pela médica de Família e Comunidade Fabiana Fonseca e pela enfermeira Sheylla Ferreira, capacitadas para a implantação do contraceptivo. Ambas trabalham na UBS 3 do Guará, mas vieram para inserir o DIU de cobre nas pacientes atendidas pela unidade no Riacho Fundo II.

 

imagem27-08-2020-11-08-31
imagem27-08-2020-11-08-31

Pacientes interessadas em usar o método contraceptivo devem procurar a UBS mais próxima de sua residência – Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

“Como tinham mulheres vindas daqui que se perdiam indo para o Guará, pegando dois ônibus, além de terem que cuidar de bebês, vimos que o melhor era ir até onde elas estão. Neste ano, já é a terceira vez que atendemos aqui”, informou Fabiana Fonseca.

 

Com a medida, as profissionais resolveram atuar para reduzir a fila crescente de mulheres em busca do DIU de cobre. “Por causa da pandemia, muitas unidades de saúde, até da rede particular, deixaram de prestar esse serviço. Mas nós decidimos fazer o contrário: reestruturar-se pensando em oferecer as vagas, com toda a segurança disponível”, afirmou a médica.

 

imagem27-08-2020-11-08-36
imagem27-08-2020-11-08-36

UBS 3 do Riacho Fundo II tem dado vazão à fila para colocação do DIU – Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

O reforço da equipe do Guará foi bem-vindo para a enfermeira da UBS 3 do Riacho Fundo II, Ivone Sena. Segundo ela, a demanda pelo contraceptivo de cobre na região é de aproximadamente 800 mulheres. “Tínhamos uma fila gigante, mas a médica já colocou mais de 100 DIUs desde que começou aqui”, comentou.

 

Eficácia

 

A eficácia do DIU é ainda maior do que dos anticoncepcionais orais. Enquanto a pílula tem uma taxa de falha, na prática, de 8% no primeiro ano de uso habitual, o DIU de cobre tem uma taxa de falha de 0,8% no primeiro ano de uso. Vale destacar, ainda, que o DIU de cobre não tem hormônio e não inibe a menstruação.

 

imagem27-08-2020-11-08-38
imagem27-08-2020-11-08-38

 

“O método é de longa duração e muito efetivo. São muitos os benefícios na vida da mulher e das famílias, diminuindo os índices de abortamentos e com raras contraindicações”, ressaltou Fabiana Fonseca.

 

A inserção intrauterina do DIU deve ser realizada por profissional treinado e é feita em ambulatório. Todas as regiões de saúde que implantam o DIU são responsáveis por organizar o fluxo de atendimento localmente.

 

Público-alvo

 

Mulheres em idade reprodutiva e sexualmente ativas podem utilizar o método, incluindo adolescentes e mulheres que nunca tiveram filho.

 

imagem27-08-2020-11-08-40
imagem27-08-2020-11-08-40

As UBSs estão abastecidas com o DIU – Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

No caso da UBS 3 do Riacho Fundo II, podem procurar e agendar uma consulta na unidade as pacientes que moram nas quadras QN7, QN8, QN15, QN22, QN23, QN25, além dos condomínios 19 ao 28, que são as áreas de abrangência da unidade.

 

Planejamento

 

O uso de métodos contraceptivos e sua distribuição na rede pública fazem parte da Política Nacional de Planejamento Familiar, criada em 2007. Ela inclui oferta de oito métodos contraceptivos gratuitos e também a venda de anticoncepcionais a preços reduzidos na rede Farmácia Popular.

 

Dados de uma pesquisa feita pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz apontam que 55% das gestações, no Brasil, não são planejadas.

 

EDIÇÃO: JOHNNY BRAGA

REVISÃO: JULIANA SAMPAIO 

UBS 3 do Riacho Fundo II coloca DIU de cobre em pacientes da região
UBS 3 do Riacho Fundo II coloca DIU de cobre em pacientes da região

Fonte: saude.df.gov.br/ubs-3-do-riacho-fundo-ii-coloca-diu-de-cobre-em-pacientes-da-regiao

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here