Acessibilidade e internet para pessoas com deficiência | Deputado Iolando

0
46
Acessibilidade e internet para pessoas com deficiência
Acessibilidade e internet para pessoas com deficiência

imagem22-09-2021-15-09-26
imagem22-09-2021-15-09-26
 GDF lançou, nesta terça-feira (21), o DF Acessível – programa com 25 vans adaptadas adquiridas pela Sociedade de Transporte Coletivos de Brasília (TCB). Durante o evento, também foi anunciado o Conecta +, que vai beneficiar mais de 20 mil deficientes físicos de baixa renda com internet 4G | Fotos: Renato Alves/Agência Brasília

Os veículos do DF Acessível possuem rampa de acesso para cadeira de rodas, ar condicionado, dois box para cadeirantes e cinco assentos. O serviço levará o usuário da porta de casa até o destino escolhido e vice e versa. Os interessados devem fazer o cadastro na sala da TCB e da Secretaria da Pessoa com Deficiência, localizada na Estação 112 Sul do metrô. É preciso apresentar documentação médica. Após a análise dos papéis, os atendimentos serão prestados, inclusive, aos fins de semana.

Segundo o secretário da Pessoa com Deficiência, Flávio Pereira, inicialmente, o atendimento será exclusivo para as pessoas com deficiência motora severa, mas a TCB pretende estender o serviço a toda àquela parcela da população. Os motoristas receberão treinamento pelo Serviço Social de Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem (Sest/Senat).

“É um momento histórico, a realização de um sonho. O governador Ibaneis Rocha teve sensibilidade e coragem. São programas que visam transformar vidas e mudar a condição dessas pessoas que estão inseridas no meio social”, ressaltou.

As vans terão seus itinerários estabelecidos por meio de software e do Sistema de Posicionamento Global (GPS). A TCB pretende atender até 250 pessoas por dia com o serviço. O próximo passo será a disponibilização de um aplicativo para acompanhar a localização do veículo. A previsão é de que os primeiros passageiros sejam atendidos ainda no mês de outubro.

A secretária de Desenvolvimento Social (Sedes), Mayara Noronha Rocha, reforçou que as iniciativas estão promovendo a autonomia da população com deficiência. “O mais incrível desses programas é que as pessoas conseguem participar ainda mais das ações sociais da Sedes, por exemplo. Isso porque elas vão poder agendar e ter transporte para chegar até eles”, salientou.

Para o secretário de Economia, André Clemente, as ações também incluem as pessoas com deficiência nas várias áreas da sociedade. “Não só a questão da saúde, mas na educação, esporte, lazer, cultura, religião, entre outras. É todo o governo local unido, com várias secretarias, em prol desse público”, garantiu.

Já o presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF), deputado Rafael Prudente, elogiou a atuação do GDF tanto em relação aos programas sociais quanto à gestão em benefício da população. “Queria reconhecer o esforço do governador Ibaneis Rocha, que não deixou extinguir a TCB e ampliou o escopo de trabalho dela”, completou.

20 mil conectados à internet

Durante o evento, também foi lançado o Conecta +. O programa tem como objetivo a promoção da inclusão digital e social. Os critérios para a participar do programa serão divulgados no site da pasta. De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gilvan Máximo, a ideia é facilitar cada vez mais a vida das pessoas que precisam do sinal para se locomover, trabalhar e estudar.

“Estamos fazendo uma revolução tecnológica em Brasília. Isso é inédito no Brasil e só existe em poucas cidades do mundo. A intenção é ampliar para mais pessoas”, adiantou.

imagem22-09-2021-15-09-27
imagem22-09-2021-15-09-27
Janaína de Jesus, 40 anos, é deficiente física. Ela é uma das beneficiadas do programa Conecta+

Janaína de Jesus, 40 anos, é deficiente física. Ela é uma das beneficiadas do programa Conecta+. “Internet é imprescindível. Eu resolvo tudo por lá, mas é muito caro”, conta a assistente administrativa, “O DF Acessível também será de extrema importância.

Moro em Samambaia Sul e faço tratamento no Plano Piloto, então vai me ajudar muito na questão da locomoção mais independente”, afirma.

“As pessoas com deficiência também são cidadãos que precisam estar conectados. O que o Governo do Distrito Federal está dando para nós é de grande importância e terá um grande resultado para a capital, assim como o DF Acessível que garante o direito de ir e vir deles”, disse o deputado distrital Iolando Almeida.

Também participaram do evento o vice-governador Paco Britto; os secretários José Humberto Pires (Governo), Valter Casimiro (Transporte e Mobilidade), Marcela Passamani (Justiça e Cidadania) e Hélvia Paranaguá (Educação); o diretor da TCB, Chancerley Santana; o diretor da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF), Marco Antônio Costa Júnior; o deputado federal, Julio César; e, o empresário Paulo Octávio.

Comemoração

Para comemorar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a Secretaria da Pessoa com Deficiência promove uma série de atividades, como Exposição de Fotografias Inclusivas; o Cinema Inclusivo; o Dia de Saúde voltado exclusivamente para o segmento; o Dia “D” da Empregabilidade, dentre outros eventos especiais para esse público. As ações podem ser acompanhadas pelo site da pasta.

Com informações da SEPD e da Secti.

Fonte: iolando.com.br/2021/09/22/acessibilidade-e-internet-para-pessoas-com-deficiencia

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here