12 de agosto de 2022


Realizada pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), a programação no Distrito Federal da Semana Nacional de Política sobre Drogas prossegue nesta terça-feira (28) com o Cine Debate, que terá a exibição do documentário Cigarro eletrônico: Como tudo deu errado, de John Pappas. As duas sessões, das 8h às 11h30 e das 14h às 16h30, serão no auditório do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Estrutural.


“O objetivo dessa semana de ações é levar conscientização e reflexão à população sobre como participar ativamente no combate às drogas, especialmente para o público jovem”
Jaime Santana, secretário da Sejus

Assistirão ao documentário estudantes do ensino médio do Centro Educacional 1 e adolescentes do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e do Centro de Convivência Coletivo da cidade. O objetivo é propor um debate reflexivo entre profissionais, adolescentes e estudantes na perspectiva da prevenção do uso e abuso dos cigarros eletrônicos comercializados no Brasil.

Também participarão das atividades conselheiros tutelares e servidores do Creas e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

“O objetivo dessa semana de ações é levar conscientização e reflexão à população sobre como participar ativamente no combate às drogas, especialmente para o público jovem”, explica o secretário da Sejus, Jaime Santana.

A secretaria iniciou no domingo (26) uma série de atividades em alusão à Semana Nacional de Política sobre Drogas, que aborda três eixos da política sobre drogas: prevenção, acolhimento e reinserção social.

Seminário com o tema “Vapers e narguilé são prejudiciais à saúde: fato ou fake?” será realizado nesta quarta (30), das 8h às 11h30, no auditório da Adasa | Arte: Sejus

Em parceria com a Secretaria de Educação (SEE), a quarta-feira (29) terá como destaque o seminário com o tema “Vapers e narguilé são prejudiciais à saúde: fato ou fake?”, das 8h às 11h30, no auditório da Adasa. Também haverá dois painéis: um sobre saúde e qualidade de vida e outro que, com participação de representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), abordará a legalidade do uso e comercialização dos dispositivos eletrônicos. Participarão psicólogos, orientadores educacionais e representantes das comunidades terapêuticas parceiras da Sejus.

Na quinta-feira (30), a principal atividade será o Banho Solidário, ação conjunta da Organização da Sociedade Civil (OSC) Salve a Si dedicada às pessoas em situação de rua. Representantes da Subed vão oferecer orientação, com o apoio de psicólogo e assistente social. Além do banho, será servida uma sopa e haverá distribuição de kits de higiene. Essa ação está programada para o período das 19h às 21h, sob a marquise das Lojas Americanas do Setor Comercial Sul (Quadra 4).

A sessão de encerramento da Semana de Enfrentamento às Drogas será na sexta (1), na Comunidade Terapêutica Feminina Maria de Magdala, em São Sebastião. Na oportunidade, serão entregues os certificados de conclusão de cursos de qualificação profissional que, por meio da Termo de Fomento nº 6/2021, foram oferecidos às mulheres acolhidas pela comunidade terapêutica. As atividades começam às 10h.

*Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.