Hospital da Criança de Brasília recebe doação de 9,5 milhões da Secretaria de Justiça – Secretaria de Saúde do Distrito Federal

0
30
Hospital da Criança de Brasília recebe doação de 9,5 milhões da Secretaria de Justiça – Secretaria de Saúde do Distrito Federal
Hospital da Criança de Brasília recebe doação de 9,5 milhões da Secretaria de Justiça – Secretaria de Saúde do Distrito Federal

Com o valor será feita a aquisição de equipamento de ressonância magnética e adequação do espaço para sua instalação

JURANA LOPES I EDIÇÃO: JOHNNY BRAGA I DA AGÊNCIA SAÚDE-DF

 

Nesta quarta-feira (13), foi feita a entrega simbólica da doação de R$ 9,5 milhões da Secretaria de Justiça ao Hospital da Criança de Brasília (HCB), uma pauta de extrema relevância para a saúde pública do Distrito Federal. O valor será utilizado para aquisição do equipamento de ressonância magnética e adequação do espaço para instalação do aparelho. O recurso é proveniente do Fundo Distrital dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA).

 

imagem14-10-2021-13-10-29
imagem14-10-2021-13-10-29

Doação simbólica de recurso da Secretaria de Justiça  para o Hospital da Criança – Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

“Este é um momento muito significativo porque estamos falando de crianças. Daqui a um ano teremos um equipamento fundamental para ajudar na prevenção, diagnóstico e tratamento de diversas doenças que afetam as crianças”, afirma o secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache.

 

Atualmente, há cerca de 300 crianças aguardando a realização do exame. Após a instalação do equipamento, serão atendidas 20 crianças por dia e a previsão é de que sejam realizadas 3,6 mil ressonâncias por ano.

A presidente da Abrace (Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias), Maria Ângela Marini, ficou muito feliz com a doação e disse que o objetivo da instituição é dar qualidade no tratamento de crianças com câncer e outras doenças de alta e média complexidade.

 

“A Abrace e o HCB estão caminhando juntos. Graças a diversas parcerias com entidades de vários setores e o GDF, a criança do DF tem um lugar para ser atendida com excelência e qualidade. Essa doação simbólica trará esperança e tem grande importância para a pediatria”, destaca Maria Ângela. A previsão é de que o novo aparelho comece a funcionar daqui um ano, em outubro de 2022, pois é o tempo estimado para a compra do aparelho (importado) e a adequação do espaço em que ele será instalado.

 

Inaugurado em novembro de 2011, o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) realizou mais de 5 milhões de atendimentos (5.060.679) até o final de setembro de 2021. Dentre eles, destaca-se a realização de 61 mil sessões de quimioterapia. Hoje, o hospital é referência no tratamento de média e alta complexidade infantil no Brasil.

 

Investimento

 

Com recursos do Fundo Distrital dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA), o Hospital da Criança terá uma nova ala de ressonância magnética. No total, serão investidos R$9,5 milhões na aquisição do equipamento e na obra de adequação do espaço físico para instalação do novo aparelho. O projeto é uma parceria do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal (CDCA/DF), vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania, com a Abrace.

 

imagem14-10-2021-13-10-33
imagem14-10-2021-13-10-33

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

“Essa é uma celebração da criança como prioridade absoluta do Estado. Temos um trabalho diário e comprometido para dar o melhor à população do DF. Precisamos melhorar ainda mais o atendimento do Hospital da Criança de Brasília, que é referência. A nossa preocupação é apoiar projetos nas mais diversas áreas, como saúde, educação, esporte e social, em parceria com instituições da sociedade civil”, explica a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

 

Fechando o ato simbólico, a primeira-dama do DF e secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, parabenizou o trabalho realizado pela Abrace e destacou que o HCB é um grande orgulho para o Distrito Federal, pois foi construído por várias mãos, com parcerias de muitas instituições e membros da sociedade civil em prol da melhoria do acesso aos tratamentos de alta complexidade de crianças.

 

“O Estado deve doar o mínimo de dignidade para o cidadão. O HCB é um hospital muito importante para as crianças, onde presta um trabalho de excelência. Por isso, cada nova conquista nesta unidade hospitalar nos alegra tanto”, conclui.

Fonte: saude.df.gov.br/hospital-da-crianca-de-brasilia-recebe-doacao-de-95-milhoes-da-secretaria-de-justica

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here