12 de agosto de 2022



Recolhimento de inservíveis, recapeamento de vias, podas de árvores, limpeza e troca de bocas de lobo… Estas e outras melhorias na infraestrutura das cidades podem ser solicitadas pela população do Distrito Federal, por meio do telefone (162) ou site da Ouvidoria; ou, ainda, diretamente nas administrações regionais. Além de pedidos, podem ser registradas reclamações e sugestões.

Boca de lobo antes e depois da manutenção: mutirão na Avenida Pioneiros, no Gama, segue até a próxima sexta-feira (22) com a limpeza dos equipamentos e a substituição dos que estiverem quebrados | Fotos: Divulgação

As demandas recebidas são tratadas e direcionadas aos órgãos e setores competentes. No caso das regiões administrativas, quando o assunto é sobre urbanização, a solicitação é destinada à Diretoria de Obras.

Nesta semana, por exemplo, está ocorrendo um mutirão de limpeza de bocas de lobo na Avenida Pioneiros, no Gama, resultado de uma solicitação dos moradores. Estima-se que, no total, serão higienizados mais de 100 equipamentos, com a substituição dos que estiverem quebrados. O trabalho começou na última quarta-feira (13) e perdura até a próxima sexta-feira (22).

O trabalho de substituição das tampas de concreto também contribui para a segurança da população de transita pelos locais em que há equipamentos danificados

Participam seis funcionários da administração, munidos de luvas e máscaras faciais. As novas bocas de lobo, cedidas pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), são levadas aos pontos de troca por uma pá carregadeira e o lixo recolhido é transportado ao aterro sanitário por um caminhão.

Mapeamento dos pontos que passarão por manutenção é feito pela administração regional, que também atende demandas registradas pela Ouvidoria

De acordo com o diretor de Obras da Administração Regional do Gama, Gustavo Cecílio Mendes, a participação de moradores na gestão da cidade deve ser incentivada e valorizada. “Geralmente, os pontos são verificados pela nossa vistoria, mas também atendemos demandas registradas pela Ouvidoria. É um trabalho que fazemos com frequência para manter a cidade em ordem”

Trecho de mão dupla e com extensão de quatro quilômetros, a avenida é uma das mais movimentadas na região. Por isso, acaba havendo o acúmulo de lixo e danos às bocas de lobo, devido ao trânsito de veículos pesados, como ônibus e caminhões.

Foto: Divulgação
Ações de limpeza e substituição de bocas de lobo previnem enchentes e alagamentos durante o período chuvoso

A administradora do Gama, Joseane Feitosa, afirma que ações de limpeza, a pedido dos moradores ou após observações dos gestores, previnem enchentes e alagamentos no período de chuva, bem como a proliferação de roedores e peçonhentos. Ela acrescenta que há um esforço para conscientizar a população sobre o descarte correto de lixo.

“Trabalhamos para sensibilizar as pessoas sobre o lixo, para que façam o descarte correto, desde embalagens de comida, que podem entupir os bueiros e bocas de lobo, a eletrônicos, que podem ser levados para nossa administração e depois reciclados por um instituto parceiro”, explica.

Entre em contato

O contato com as administrações pode ser realizado também por telefone. Acesse os telefones, endereços e sites de cada uma das 33 administrações regionais aqui.

The post Limpeza e troca de bocas de lobo podem ser solicitadas pela população appeared first on Agência Brasília.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.