9 de agosto de 2022



A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) entregou aos moradores do condomínio Entre Lagos, próximo ao Itapoã, o sistema de esgotamento sanitário da localidade. Aproximadamente 1,9 mil lotes da região estarão aptos a utilizar o sistema. O valor total da obra foi de R$ 14,5 milhões.

Sistema instalado pela Caesb vai beneficiar 1.900 lotes do condomínio Entre Lagos | Foto: Cristiano Carvalho/Caesb

Com a entrega da obra, os moradores do condomínio ficam autorizados a interligarem suas redes internas à rede coletora de esgoto. O gerente de Mobilização Comunitária da Caesb, César Rissoli, explica que técnicos da companhia realizam visitas de orientação aos moradores informando quanto aos procedimentos necessários para que possam ligar a rede de suas casas adequadamente no sistema de esgoto implantado. Posteriormente, comunica sobre a liberação do sistema para utilização.

“No momento da visita entregamos o comunicado de autorização da ligação e fornecemos o prazo de 30 dias para que o morador faça o procedimento. Além disso, também entregamos o material de orientação ao cliente, como folders e cartilha”, explica.

O sistema é composto por redes coletoras públicas, ramais condominiais, interceptor, extravasores e duas elevatórias de esgoto. No mês de maio, cerca de 1.400 lotes receberam a visita de técnicos da companhia. Até o fim de julho, todos os lotes do condomínio receberão a visita de orientação ou liberação.

A Caesb ressalta que somente podem se interligar na rede os moradores que receberam o comunicado de liberação para a utilização do sistema. Alguns lotes necessitam de adequações e alguns trechos de redes precisam ser complementados. Esse procedimento evita ligações que possam causar extravasamentos e transtornos para a comunidade local.

A companhia alerta a população sobre os cuidados que devem ser tomados para usar as redes de esgoto de forma correta. A população não deve jogar lixo no vaso sanitário ou óleo de fritura na pia, por exemplo. As medidas previnem o entupimento da rede coletora e o retorno do esgoto para dentro dos imóveis.

*Com informações da Caesb

 

The post Rede de esgotamento sanitário contempla 1,9 mil lotes na região do Itapoã appeared first on Agência Brasília.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.